quarta-feira, 24 de março de 2010

SRI SAD-GOSVAMYASTAKAM by Srila Srinivasa Acarya

(1) Eu adoro os Seis Gosvamis, Sri Rupa, Sanatana, Raghunatha Bhatta, Raghunatha dasa, Sri Jiva e Gopala Bhatta que sempre se ocupavam no canto do nome, beleza, qualidades, passatempos de Krsna e dançavam no humor de doçura de Suas lilas. Os Gosvamis são a própria personificação do oceano nectáreo do amor divino (premamrta-samudra-svarupa). Eles são igualmente aceitos e respeitados tanto pelos eruditos quanto pelos ignorantes, e suas atividades os tornam queridos por todos, pois não invejam ninguém. Sri Caitanya Mahaprabhu abençoou-os plenamente com Sua misericórdia. Assim, eles são capazes de propagar o doce néctar de bhakti, diminuindo o fardo da vida pecaminosa sobre a Terra.

(2) Ofereço preces aos Seis Gosvamis, que são peritos em extrair a essência de todas as escrituras reveladas com o objetivo de estabelecer a jiva em sua eterna posição - praticar devoção pura (sudha-bhakti-rupa-parama-dharma). Suas atividades trazem auspícios e benefício supremo a todos. Assim, eles são dignos de adoração nos três mundos. Eles são especialmente afetuosos com aqueles que neles se refugiam e estão tão absortos no serviço a Sri Radha-Govinda que enlouqueceram como abelhas inebriadas pelo mel dos pés de lótus do Casal Divino.

(3) Ofereço pranamas aos Seis Gosvamis, que possuem tão profunda fé e amor por Sri Gauranga. Estão sempre glorificando as qualidades de Mahaprabhu e Govinda em canções que criam uma chuva refrescante para as jivas condicionadas que estão sendo consumidas pelas misérias e atividades pecaminosas. Assim, as jivas purificadas podem adentrar no oceano sempre crescente de bem-aventurança divina (anandambuddhi). Quando as jivas vivenciam essa bem-aventurança, o mundo todo se torna auspicioso. Eles resgatam as jivas da liberação impessoal ao derramarem sobre elas néctar de bhakti-rasa.

(4) Eu adoro os Seis Gosvamis, que abandonaram como sendo insignificantes suas posições na aristocracia e aceitaram os trajes da renúncia. Por extrema misericórdia pelas almas condicionadas eles humildemente usavam apenas kaupins e pano velho e roto para se cobrir, demonstrando, assim, como um sadhaka deve viver. Desse modo, estavam sempre imersos no oceano extático do amor da gopis (gopi-bhava-rasamrtabdhi) por Krsna, experimentando repetidamente vagalhões de ananda que se erguiam em seus corações.

(5) Ofereço preces aos Seis Gosvamis que sempre se ocupavam na adoração a Sri Radha e Krsna na terra transcendental de Vrndavana repleta de tantos cisnes, cucos, papagaios, pavões e outros pássaros que estão sempre evocando suas doces canções. As mui esplêndidas árvores estão repletas de flores e frutos e todas possuem jóias valiosas sob suas raízes. Dia e noite os Gosvamis faziam seu bhajana nessa Vrndavana e concediam a todas as jivas a mais elevada benção na forma de bhakti.

(6) Adoro os Seis Gosvamis que passavam todo seu tempo a cantar os santos nomes, entoando canções e oferecendo dandavat-pranama, cumprindo assim, com humildade, seu voto de completar um número fixo de voltas diariamente. Desta maneira, utilizaram suas valiosas vidas e superaram o sono e a fome. Sempre se considerando completamente sem valor, por se lembrarem das doces qualidades de Sri Radha-Krsna, encantaram-se pelo êxtase divino.

(7) Ofereço dandavat-pranama aos Seis Gosvamis, que enlouqueceram pelo prema (premonmada) no humor de separação. Às vezes iam às margens do Radha-kunda ou da Yamuna, e às vezes ao Vamsi-vata. Embriagados pelo krsna-prema, eram subjugados por bhava e cantavam em júbilo sobre a mais sublime e brilhante madhurya-rasa de Sri Hari.

(8) Estou fazendo vandana aos Seis Gosvamis que estavam sempre clamando: "Ó Radhe! Ó Rainha de Vrndavana! Onde está Você? Ó Lalite! Ó filho de Nanda Maharaja? Onde está Você? Você está sentado debaixo das árvores kalpa-vrksa da Colina Sri Govardhana? Ou está caminhando pelas florestas ao longo das agradáveis margens da Kalindi?" Sempre estavam se lamentando dominados e ardendo em sentimento de grande separação enquanto perambulavam por toda Vraja-mandala.

fonte:

http://radhesyama.multiply.com/journal/item/30/Desaparecimento_de_Srila_Raghunatha_dasa_Gosvami_e_Srila_Raghunatha_Battha_Gosvami_1410



Nenhum comentário:

Postar um comentário